sexta-feira, 19 de agosto de 2011

0 Energias Renováveis

Existem diferenças entre energias renováveis e energias limpas.

Energia Renovável

As Energias Renováveis são aquelas que vêm de elementos naturais e são repostas naturalmente em um curto prazo de tempo. Dentre elas estão:

O Biocombustível- Os biocombustíveis são combustíveis (como gasolina) de origem não fóssil* (não como gasolina). Normalmente vêm de plantas, no caso do Brasil, é feito o Etanol a partir da cana-de-açúcar.

Biomassa- A biomassa usa seres que morreram recentemente como combustível, queimando-os.


Energia Geotérmica- A energia geotérmica consiste em colocar máquinas no extremo subterrâneo, perto do magma, para gerar energia. Acontece que essa fonte de energia faz com que gases poluentes façam com que uma grande quantidade de gases poluentes vá para a atmosfera.

Hidreletricidade- Essa energia é bem conhecida no Brasil, já que usa uma queda d’água e processo de alagamento para girar uma turbina, processo conhecido como energia mecânica.

Energia Solar (é a minha preferida)- Existem dois tipos de energia solar: A de captação e a de reflexão (como eu gosto de chamar). A de captação é muito usada em telhados, já que são de pequeno porte. As de reflexão são espelhos sem minério de ferro (totalmente limpos), que

direcionam a luz solar para um tubo com um condutor térmico**, que é esquentado e produz energia. Em alguns casos, há uma torre com uma mega lente de aumento que faz com que haja “mais” luz solar, o que produz mais energia.

Energia Eólica- A energia eólica utiliza a força do vento para girar uma turbina e produzir eletricidade. Há os moinhos, que têm grandes pás que são movidas pelo vento e há os “balões” que parecem zepelins só que menores, que também são girados.

Energias Limpas

Das energias acima, as limpas são apenas a Energia solar, eólica e hidrelétrica são limpas.

Glossário- * Fóssil e não Fóssil= Elementos fósseis são elementos de origem mineral, compostos de carbono. Elementos não fósseis vêm de origem vegetal.

** Condutor e Isolante Térmico= Condutores térmicos são elementos que esquentam rápido e esfriam rápido, como o metal. Isolantes térmicos são elementos que esquentam devagar e esfriam devagar, como a água e o barro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.